sábado, 22 de novembro de 2008

Prince of Persia para Apple II

Está querendo detonar o nostálgico Prince of Persia para Apple II? Confira esta revisão que mostra em detalhes cada uma das doze fases deste jogo revolucionário. Com mapas construídos através de fotos de imagens de um Apple II (compatível) real, você será conduzido por uma fantástica e saudosa aventura.

PDF com 12,7 MiB

domingo, 24 de agosto de 2008

Placa de diagnóstico salva o dia

Na noite passada fiz uma caca que parecia ser das brabas: ao testar uma memória no meu micro, casei uma pane devido ao mau encaixe do pente de RAM. Fiquei desesperado, pois passei tanto tempo até deixar esta máquina bem ajustada, com boa memória, uma placa de vídeo 3D descente, bastante espaço em disco etc. Quando fiz a besteira, ao ligar o micro, comecei a escutar o característico bip de falha na memória e sentir um cheiro de "amperes". Pensei que tinha mandado minha placa-mãe para o espaço. Já estava imaginando gastar uns R$ 70,00 para recuperar a placa e talvez nunca mais vê-la funcionando bem de novo. Bem, antes de qualquer coisa resolvi testar minha PC Analyzer e ver se dava para descobrir alguma coisa. Não é que a danada da placa deu-me uma luz de como resolver? Além de um código em hexadecimal para saber o que está acontecendo durante a inicialização (captura das mensagens post's da BIOS) a placa indica as tensões da fonte. E justamente a tensão -12V não estava acendendo - indicação de que o problema poderia estar na fonte, e não na placa-mãe. Para minha sorte tinha uma fonte ATX dando sopa e resolvi testar. Funcionou de primeira! Por sorte, a minha burrada só causou problema na fonte. Ponto para a PC Analyzer, e se não fosse por ela nunca iria imaginar que a fonte poderia ter sido afetada. Essa placa de diagnóstico é realmente uma mão na roda. Dá um trabalho interpretar seus códigos, as vezes, mas ela ajuda e muito. Recomendo-a a todo micreiro de plantão, principalmente quem conta com bicos de manutenção para ajudar no orçamento. E quem quiser comprar uma igual pode comprar daqui: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_20431373.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

FANZINE.PAS - Segunda Edição

Lancei no final de maio de 2008 a segunda edição de FANZINE.PAS - uma revista eletrônica para quem gosta da linguagem Pascal e afins (Free Pascal, Lazarus e Delphi). Demorou um pouco para sair mas no final deu tudo certo. Contei novamente com a ajuda do colega Geraldo, que preparou uma reportagem especial voltada para os macmaníacos.


Outros colaboradores contribuiram com dicas. Para baixar a segunda edição acesse o link http://fanzinepas.awardspace.com/. Não deixe de ler principalmente o artigo sobre algoritmo exaustivos e os exemplos percurso do cavalo e o problema das oito rainhas.

domingo, 2 de março de 2008

Ecologicamente Correto

Já que muita gente gosta de encaminhar aquelas correntes que, diga-se de passagem, são um saco, venho através desta mensagem pedir que a leiam e se conscientizem de alguns mal hábitos que temos.

Por exemplo, a maioria joga as sobras de óleo de cozinha pelo ralo da pia ou enterra no quintal. Saibam que isso é deveras errado e traz um grande mal ao ambiente. Um litro de óleo de cozinha é suficiente para contaminar um milhão de litros de água (quantidade suficiente para satisfazer todas as necessidades deste líquido precioso para apenas um ser humano durante catorze anos). Então evitem jogar óleo de cozinha pelo ralo, pois se há alguma possibilidade de tratar a água do esgoto antes de voltar a natureza, este ato vai minar de vez esta tentativa. Alguns recomendam fazer um buraco no quintal e jogar o óleo usado lá, mas não é recomendado também, pois é possível que o óleo contamine um manancial ou um poço artesiano (seu ou de seu vizinho).

O que fazer? Fácil, junte o óleo numa garrafa de refrigante vazia (tipo PET) e quando encher entregue em um ponto de coleta, como os supermercados Pão de Áçucar. Não tem nenhum ponto de coleta em seu bairro? Jogue a garrafa cheia de óleo usado no lixo comum. Isto é muito menos agressivo ao ambiente do que jogar pelo ralo.

Ligue para o serviço de atendimento do fabricante do óleo que você usa e consulte para saber se eles não conhecem um ponto de coleta perto de você.

Outra coisa, o óleo de cozinha usado pode ser transformado em sabão ou, depois de filtrado, usado como combustível para veículos movidos a óleo diesel.

Outra coisa que usamos bastante e não nos preocupamos com seu fim são pilhas e baterias. Estes objetos do dia a dia possuem substâncias altamente tóxicas e não devem, sob hipótese alguma, ser jogados no lixo comum.

Novamente devemos recorrer aos pontos de coleta. Um ponto bastante comum nas capitais, são as agências do Banco Real. Se você não encontrar nenhum ponto de coleta de pilhas e baterias (de toda espécie - de celular, de laptop, veículos etc), entre em contato com o serviço de atendimento do fabricante de sua bateria e consulte para saber se eles não conhecem um ponto de coleta perto de você.

Há muita coisa simples que podemos fazer. Por exemplo, junte material reciclável e entregue num ponto de coleta ou deixe tudo separado para coleta seletiva.

Não tem nenhuma dessas opções perto de onde mora? Junte assim mesmo e entregue aos carregadores de carroça que geralmente passam vasculhando os lixos pela rua. Acredite, eles passam por todos os lugares. Eu mesmo acertei com um para passar pelo menos uma vez por quinzena ou mês para coletar o que for reciclável, de garrafas plásticas (PET), latas, papel etc.


Vamos dar o exemplo e garantir a vida para as próximas gerações. Quando seus filhos ou netos perguntarem o que você fez para deixar o mundo melhor para eles, o que dirá? Você está se aproveitando das facilidades da vida moderna. porque não deixar que as próximas gerações façam o mesmo?

Encaminhe esta mensagem para todos os seus contatos pois esta é uma corrente que leva uma mensagem verdadeira e que há retorno se todos se conscientizarem e seguirem. O que não se pode é ficar parado, pois estamos acabando com nosso mundo. Tirem a idéia "AH! Não adianta fazer isso porque ninguém mais faz". Se ninguém mais faz, vamos começar a dar o exemplo, para nossa família, nosso vizinhos e amigos do trabalho.

Não vamos ficar de braços cruzados. Ainda há tempo de salvar o mundo.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Encontrando uma solução prática para acessar rede sem fio pelo notebook

Quando comprei meu notebook, um Dell Latitude 120L (hoje com quase dois anos de uso), fiz a burrada de não solicitar adaptador de rede sem fio para baratear o preço do equipamento. Meses depois comecei a sentir necessidade de usar rede sem fio, tanto no trabalho como em casa. Primeiro pensamento: adquirir um adaptador de rede sem fio PCMCIA. Ficaria bem discreto e cartões PCMCIA deste tipo são bem comuns por aqui. Seria uma ótima solução se não fosse observado um pequeno detalhe: meu notebook não possui entrada PCMCIA! Descobri isto ao testar um cartão PCMCIA Ethernet e verificar que ele não encaixava na entrada. Ao invés da tradicional PCMCIA a Dell equipou o micro com uma entrada Express Card, muito mais rápida que a primeira citada. Excelente... Excelente se houvesse algum cartão Express Card no mercado. Comecei a procurar. Fui no Mercado Livre, Dell, Submarino etc e nada. Somente alguns importadores desconhecidos aceitaram sob encomenda a venda de cartões Express Card. Não confiei.
Resultado: comprei um adaptador USB WIFI G122 da D-Link. Resolveu meu problema de acesso a rede sem fio, mas não ficou muito prático. Toda vez que precisava acessar uma rede sem fio em qualquer local, era necessário conectar o adaptador na porta USB e usar a base para não empacar as outras portas. Isto era meio frustrante, pois algumas vezes eu queria tirar o notebook da mochila e começar a usar sem ter de conectar nada.



Bem, mês passado voltei a procurar um cartão Express Card mas não obtive sucesso. Mas pesquisando, descobri em um fórum um cara que deu a idéia de usar uma placa mini PCI. Investiguei mais a fundo e descobri que meu notebook tem um slot mini PCI. Dei uma pesquisada no Mercado Livre e vi que placas mini PCI são bem fáceis de se encontrar. Agora uma notícia verdadeiramente excelente. Para completar minha felicidade verifiquei que o Latitude 120L (e muitos outros) possuem antena WIFI instalada, mesmo que não tenham adaptador de rede sem fio embutido. Encontrei um modelo de uma placa mini PCI que me pareceu interessante: a Broadcom BCM94318MPG Mini PCI 802.11b/g. Comprei meio no escuro, pois o vendedor não soube me informar sobre compatibilidade com meu notebook. O vendedor foi bem atencioso e enviou rapidamente a encomenda, depois que efetuei o pagamento. A placa custou barato e foi muito fácil de instalar no notebook. Só apanhei um pouco para achar os drivers da plaquinha. Não achei referência desta placa no site da Broadcom. Achei dois links em sites que pareciam ser da Rússia, mas o download parava bem antes de atingir 50% em ambos os links. Mais uma pesquisada e descobri que a Dell usou esta plaquinha em alguns modelos de notebooks, referenciando a mesma como DW1370.



Baixei um arquivo compactado de aproximadamente 52MiB e apontei o localizador para a pasta onde descompactei os arquivos. Rapidamente o Windows encontrou os drivers e instalou corretamente a placa, descrita como TrueMobile 1300 WLAN. Interessante ver que o adaptador Ethernet também é da Broadcom. Depois de instalar os drivers a minha rede sem fio foi localizada instantaneamente. Conectei nela e estou até agora acessando sem problemas. Inclusive o sinal é um pouco mais forte que o do adaptador USB.



O vendedor pode ser localizado através deste link: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_9037110