quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Servidores Web portáteis

Uma necessidade que surgiu devido a um pedido de um cliente me fez procurar uma solução de servidor Web integrado a um sistema meu. No começo procurei um componente pronto para inserir no código da aplicação. Como não achei nada que se encaixasse em minha solução, procurei por outra saída. Como está em alta a moda das versões portáteis dos softwares clássicos resolvi ver se encontrar um servidor Web portátil. De cara encontrei vários. O mais promissor (pelo menos para o meu caso) foi o Server2Go, um software baseado no WAMP que inclui Apache, MySQL e PHP. No meu caso caiu como uma luva. Vou poder criar um script para configurar remotamente meu sistema, além de ter um servidor Web completo, fácil de instalar e controlar.

Nos meus testes precisei fazer uns ajustes para o Server2Go funcionar bem.

1º. Alterações no arquivo pms_config.ini:

KeepRunningAfterBrowserClose=1
Este parâmetro vai manter o servidor online mesmo que o navegador esteja fechado.

ShowTrayIcon=1
Esta opção é interessante para visualizar se o serviço está online e oferece a opção de fechá-lo (shutdown).

StartLocal=1
Se for usar em um local que permita gravação deixe esta opção como é visto acima. Se for usar em um local como um CDROM configure com valor zero.

Port=80
O Server2Go vem configurado com a porta padrão 4001 para http. Como gosto do tradicional deixei a porta com valor comumente usado em servidores Web.

BrowserType=NONE
Utilizei esta opção para não ser aberto nenhum navegador ao iniciar o servidor. Mas você pode especificar um navegador como o Firefox, IExplorer ou outros.

MySQLPort=3306
Novamente o Server2Go vem com a configuração de porta com valor não padronizado. Como gosto dos valores tradicionais deixei-o com valor 3306.

2º. Configurando senha para o MySQL:

Outra coisa recomendável para fazer é configurar uma senha para o usuário root, pois o Server2Go vem com o MySQL sem senha. Acesse o phpMyAdmin e depois o banco mysql. Procure pela tabela user e visualize seus registros. Observe três usuários root e altere a senha para todos. Utilize a função PASSWORD para encriptar a senha.

Agora procure pelo arquivo config.default.php e localize a seguinte linha:

$cfg['Servers'][$i]['password'] = '';

Insira a senha (não criptografada) de sua escolha, salve e acesse novamente o phpMyAdmin para verificar se está tudo certo.

Pronto! Seu portable webserver está pronto e seguro para usar. Para baixar o Server2Go acesse o link: www.server2go-web.de.

2 comentários:

rezz0 disse...

Ericson Benjamim, cara tentei fazer o que vc disse mas esta acontecendo o seguinte comigo toda vez que modifico o mysql do server2go ele retorna para o padrao root sem senha... Voce tem alguma luz

rezz0 disse...

blz vou ficar na espectativa